243 300 872
fax 243 300 219
servico.cardiosantarem@gmail.com

Responsável

Dr. Vítor Martins

Recursos Humanos

Equipa Médica

Vitor Paulo Martins

Alcides Francisco

Miguel Faria Alves

Nuno Cabanelas

Equipa Cardiopneumologia

Helena Pedrosa

Luis Casalta

Patricia Branco

Rui Silva

Duarte Ribeiro

Enfermeira responsável

Madalena Carvalho

Orgânica

Laboratório de Pacing

  • Implantação de pacemakers clássicos (DDDR; DDDM; VDDR; VDDM; VVIR; VVIM)
    • Implantação de sistema biventriculares (CRTP)
    • Substituição de sistemas em exaustão
    • Implantação de Detectores de Eventos Implantáveis (ILR)
  • Laboratório de Holter e de Detectores de Eventos Externos
  • Testes de Tilts
  • Consultas de Subespecialidade
    • Consulta de Pacing cardíaco
    • Consulta de Arritmologia
    • Consulta de Sincope
    • Consulta de Algoritmos de Pacing e CDI
    • Consulta de Telemedicina
    • Consulta de CDI

Actividade de 2012 e Projectos para 2013

O ano de 2012 foi um ano de consolidação e manutenção da uma actividade iniciada em Outubro de 1999, com uma manutenção do número de procedimentos.

Foram realizadas em 2012 cerca de 350 intervenções, sendo destas 212 implantações de “novo” e 85 substituições de sistemas em exaustão. Foram realizadas 3300 Consultas de Pacing e de Telemedicina e 350 consultas de Arritmologia onde foram seleccionados doentes para intervenções e seguidos doentes com sistemas já implantados. Os procedimentos e as práticas decorreram de acordo com o estado da arte.

Além das “implantações de novo” dos pacemakers clássicos, foram colocados sistemas de pacing biventricular.

Optimizou-se o trabalho de equipa tendo sido possível melhorar a qualidade e a eficácia dos cuidados prestados, o que veio permitir tornar mais flexível a actividade diária na vertente da intervenção, da Consulta e dos meios diagnósticos. Deste modo cumpriram estágio adequado de Pacing Cardíaco um Interno do Internato Complementar de Cardiologia (Dr. Nuno Cabanelas), vários enfermeiros do nosso Serviço e ainda vários técnicos de Cardiopneumologia de várias Escolas do País.

O Laboratório esteve receptivo para implantação de todos os pacemakers “munidos” de Termo de Responsabilidade dos Hospitais de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Vila Franca de Xira, de acordo com as determinações do Conselho de Administração. Referir no entanto que o Hospital de Santarém nos anos de 2005 e 2006 esteve responsável pela implantação de sistemas de Pacing de todas estas áreas sem Listas de Espera, para uma área de abrangência de 1.000.000 de residentes.

Salienta-se que os recursos humanos no nosso Hospital tem correspondido às necessidades não havendo nenhuma transferência para os Hospitais da Rede de Referenciação nos últimos 10 anos.

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Santarém vai iniciar, no decurso deste ano, a implantação de cardioversores desfibrilhadores (CDI). Prevê-se a implantação de 20 a 25 sistemas por ano de modo a corresponder às necessidades da população da sua área de abrangência.

Estudos Clínicos

Somos um Centro com tradição na investigação Médica com vários estudos multicêntricos internacionais realizados nos últimos anos e pioneiro na introdução nas novas tecnologias, nomeadamente a Monitorização à distância de sistemas implantados (“Remote Monitoring) e sistemas compatíveis com ressonância magnética.